Dúvidas sobre como usar ou pintar os cabelos na gravidez estão entre as mais comuns entre as gestantes. A Belly Moon reuniu neste texto várias dicas para responder questionamentos mais frequentes de mulheres grávidas a respeito de como cuidar do cabelo durante a gravidez. Confira!

Grávidas podem pintar o cabelo?

 

Muitas mulheres passam pela dúvida: “- Engravidei! E agora, posso ou não posso pintar o cabelo?”. A resposta é: pintar os cabelos na gravidez  NÃO é recomendado pelos médicos. A tintura de cabelos pode prejudicar o bebê, pois o corpo absorve parte dos metais pesados presentes nas tintas para cabelo, como arsênio, cádmio, chumbo e amônia.

O risco de interferência negativa na gestação decorrente do uso de química nos cabelos é ainda mais elevado durante o primeiro trimestre da gravidez. Nos três primeiros meses de gestação há consenso que as gestantes devem se manter longe de tinturas de cabelos, para não prejudicar o desenvolvimento do bebê.

  • Existe tinta de cabelos para grávidas?

No mercado há tintas de cabelo desenvolvidas sem amônia. Além disso, a Henna é apontada como alternativa para pintar os cabelos durante a gravidez, por ser natural. Não existe porém, consenso entre a comunidade médica sobre o tema. Alguns toleram o uso moderado desses tipos de tinta (desde que não entre em contato com o couro cabeludo). Já outros são rigorosos ao lembrar que não existem parâmetros seguros de exposição às substâncias das tinturas estabelecidas cientificamente.

O que fazer com o cabelo na gravidez

Por conta da forte química, escova progressiva e alisamento também estão entre as técnicas não recomendadas para grávidas. Diante desse dilema, qual é a saída para mulheres que não querem arriscar com a tintura mas querem manter o mesmo estilo durante a gestação? Aqui vão algumas dicas de opções de técnicas de pintura dos cabelos que as grávidas podem aderir.

  • 5 Técnicas que grávidas podem fazer nos cabelos:
  1. Luzes para Grávidas: Após o primeiro trimestre, se utilizado produtos sem amônia e se evitado o contato com o couro cabeludo, a aplicação de luzes nos cabelos pode ser feita por gestantes – mediante consentimento médico.

  2. Ombré hair em Gestantes: Por não usar descolorante é um tratamento para os cabelos não tão agressivo. Além disso, é aplicado apenas a partir das orelhas, mantendo a raiz da cor original. Após o primeiro trimestre, pode ser realizado por mulheres grávidas com autorização médica.

  3. Mechas para Grávidas: A partir do quarto mês de gestação, as mulheres grávidas que desejarem podem fazer mechas nos cabelos, tomando o cuidado de evitar o contato das químicas com o couro cabeludo, e sempre, após conversar com seu obstetra.

  4. Balaigem em Gestantes: Apesar da técnica não utilizar touca, nem papel laminado, para proteger o couro cabeludo, a Balaigem pode ser realizada por gestantes a partir do segundo trimestre de gestação. Converse com seu médico.

  5. Californianas para Grávidas: Da mesma forma que as luzes e o Ombré Hair, as californianas podem ser realizadas por grávidas por não serem aplicadas próximas ao couro cabeludo.

Sempre converse com seu médico antes de aplicar qualquer pintura ou química nos cabelos durante a gestação. Lembre-se, não há consenso científico, e durante o primeiro trimestre, é proibido.

Gravidez e os fios brancos

Para as mulheres que precisam disfarçar os fios brancos, a indicação é usar tonalizantes sem amônia e preferencialmente esperar depois da 20ª semana. O ideal é ir a um salão confiável e aplicar com uma profissional competente, que evite o contato da tinta com o couro cabeludo, e que poderá dar orientações para melhor durabilidade da pintura no cabelo.

  • Grávida pode descolorir os pelos?

A maior preocupação com os descolorantes, são os que contém amônia – não utilize! Uma opção natural para descolorir os pelos na gravidez é utilizar o chá de camomila. A partir do segundo trimestre, as gestantes também podem optar por descolorir os pelos com água oxigenada.

Cuidar dos cabelos após o parto

E depois de muita espera e expectativa o bebê nasce, a vida da mamãe se transforma ainda mais com a nova rotina de cuidados e amamentação. Infelizmente, nesse período também não há consenso médico com respeito a pintar os cabelos e amamentar. Para essa fase, se mantém a recomendação de não utilizar tintas que contenham formaldeídos, amônia e chumbo, além de evitar o contato das químicas com o couro cabeludo. Parte da comunidade médica recomenda que as grávidas não pintem os cabelos enquanto estiverem amamentando, pois essas substâncias podem ser absorvidas e passadas para a criança. Não existem parâmetros seguros estabelecidos cientificamente.

Sem medo: Grávidas podem pintar as unhas!

Ufa! Se por um lado as gestantes podem sofrer para manter os cabelos lindos durante a gravidez, por outro as unhas estão liberadas! Não há maiores riscos no uso de esmaltes durante a gestação, sendo recomendado apenas esparsar as idas à manicure e evitar aplicar em locais sem ventilação, como precaução extra. Apesar do cheiro, a acetona também não representa nenhum perigo. É seguro pintar as unhas durante todos os meses da gravidez.

Realmente, cuidar dos cabelos durante a gravidez necessita de uma atenção especial para não pôr em risco a saúde do bebê. Mas com os devidos cuidados, e com as devidas técnicas, toda grávida pode se manter com os cabelos lindos. Quem sabe a gravidez não é o seu momento certo de criar um novo visual?

Seu Carrinho