Se você não está enfrentando uma gravidez de risco, sim, pode e deve! Mas existem algumas recomendações importantes que devem ser observadas antes de comprar a passagem. E, claro, os cuidados básicos que devem ser tomados para garantir uma viagem tranquila, visando o seu bem-estar e do seu bebê.

Então, antes de fazer as malas, atente para duas coisas importantíssimas:
  1. Em geral, os médicos orientam que grávidas viajem de avião somente entre o terceiro e sétimo mês (preferencialmente até a 32ª semana) e, no caso de gestação múltipla, recomenda-se evitar voos já a partir da 28ª semana.
  2. As companhias aéreas seguem a orientação da Associação Internacional de Transporte Aéreo para que as gestantes apresentem uma autorização médica para viajar a partir da 36ª semana e a partir da 28ª em caso de gestação múltipla (o número de semanas pode variar de acordo com a empresa). Por isso, é bom informar-se antes com a sua companhia aérea para conhecer os procedimentos.
Mas seja qual for a fase da sua gestação, informe o seu médico sobre sua viagem para que ele faça as recomendações necessárias.
Observadas essas duas coisas, confira algumas dicas essenciais para que a sua viagem transcorra com conforto, bem-estar e segurança para você e o seu baby:
– Ficar muito tempo na mesma posição dificulta a circulação e causa inchaços, por isso use meias de média compressão durante o voo. Faça exercícios com as pernas enquanto estiver sentada e procure caminhar um pouco pelo corredor se a viagem for muito longa.
– Grávidas sentem vontade de fazer xixi com maior freqüência. Sendo assim, dê preferência a um assento no corredor para poder ir ao banheiro com maior facilidade.
– No dia anterior a sua viagem, evite alimentos mais pesados e que produzam gases. Evite também o consumo de bebidas diuréticas durante o voo, pois elas aumentam ainda mais a vontade de fazer xixi.
– Leve alguns medicamentos básicos previamente liberados pelo seu médico, principalmente se a sua viagem for ao Exterior, pois pode ser exigida receita para algum deles fora do país.
– Em solo, divirta-se sem abusar das caminhadas, principalmente sob o sol. Evite atividades  de impacto.
– É normal quebrar a rotina em viagens, mas procure manter uma alimentação saudável e regular e o seu ritmo de sono, pois uma quebra radical nesses dois itens pode ser prejudicial para mamãe e bebê.  E lembre-se de tomar bastante água.
Agora que você já está de malas prontas e bilhete na mão, BOA VIAGEM!
Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe com suas amigas grávidas.
Cadastre seu e-mail no rodapé da página para receber as novidades e atualizações da Belly Moon!
Seu Carrinho