Em passagem pela Índia, nos idos anos 70, um obstetra francês chamado Frédérick Leboyer caminhava pelas ruas de um vilarejo em Calcutá quando se deparou com a cena de uma mulher sentada na calçada massageando o seu bebê.  Seu nome era Shantala e ela estava em uma instituição de caridade local.
Leboyer passou a observá-la com muito interesse pela prática, que na verdade era algo corriqueiro naquela região da Índia e ninguém sabe como surgiu, mas já fazia parte da rotina de cuidados com os bebês.
Shantala, surpresa,  deixou-se filmar e fotografar. Leboyer queria retratar cada movimento e mostrar quanto afeto havia ali envolvido!
SMLXL

Trecho de vídeo original da massagem para bebês filmada na Índia pelo médico francês Frédérick Leboyer, que a indiana SHANTALA aplicava no seu bebê Gopal na década de 70.
SLXLM
 
Então o médico francês compilou essa técnica e deu a ela o nome de Shantala, em homenagem a mãe, e lançou o livro chamado “SHANTALA: uma arte tradicional – massagem para bebês”, mundialmente famoso.
De lá para cá muitos estudos e pesquisas científicas foram feitas e comprovaram os benefícios dessa prática. Mas o aspecto principal que Leboyer enxergou naquela cena corriqueira transcendia qualquer pesquisa científica: ele encantou-se com a interação mãe-filho/pai-filho (sim, os pais também praticam) mostrando o quão profundo era o vínculo afetivo dos pais com os seus bebês durante a massagem.
Benefícios:
A massagem Shantala em bebês, já nos seus primeiros dias de vida, traz mais tranqüilidade, diminui cólicas e garante um soninho mais tranqüilo, pois, ao trabalhar todo o corpinho do bebê – peito, barriga, costas, pernas, braços e rosto – ajuda nos seguintes aspectos:
– Melhora a respiração.
– Auxilia o funcionamento do intestino e estômago.
– Estimula a coluna vertebral e os movimentos, facilitando o desenvolvimento da musculatura.
– Proporciona consciência corporal ao bebê: ele vai crescer com melhor noção de espaço e dos limites do próprio corpo e vai se movimentar melhor e com mais segurança.
Assista ao vídeo completo e aprenda como fazer a massagem Shantala e proporcionar esses benefícios para o seu bebê:
SMLXL

Vídeo publicado originalmente na página Catraquinha no Facebook, em 07/06/2017, Link: https://www.facebook.com/pg/Catraquinha/videos/?ref=page_internal
E aí, gostou? Deixe o seu comentário e compartilhe com as mamães e papais que você conhece!

 

Seu Carrinho