A hidroginástica é uma das atividades físicas mais populares entre gestantes. Entre os muitos benefícios, ela ajuda a fortalecer a musculatura do corpo sem sobrecarrega, por ser uma atividade de baixo impacto. Abaixo, listamos alguns dos benefícios que ajudam fazer da hidroginástica uma das atividades físicas mais populares entre as gestantes.

Relaxamento e benefícios

A relação dos bebês com água é bem intensa, afinal eles se desenvolvem os nove meses dentro de uma bolsa com água, o líquido amniótico. Para as gestantes, a água também é um elemento relaxante e que ajuda bastante no alívio das tensões do dia a dia. A atividade auxilia na busca por equilíbrio, melhora a postura da coluna, diminui o estresse e a ansiedade, e permite desinchar as pernas e pés. A hidroginástica para gestantes também ajuda na preparação do corpo para o momento do parto, onde algumas mulheres podem passar por algumas horas de contrações que exigem muito da coluna e do condicionamento físico.

Um aspecto bastante positivo da hidroginástica é que mesmo as gestantes que não sabem nadar, ou que nunca fizeram atividade física, podem começar após a liberação do médico que acompanha a gravidez. Nas academias, em geral, só permitem que a gestante se matricule com o atestado de liberação do médico.

Atenção para evitar esforços

Os exercícios muitas vezes incluirão alongamento e condicionamento aeróbico, mas que devem ser feitos de acordo com o tempo de gestação de cada mulher. É preciso ter um cuidado especial para que o instrutor evite indicar movimentos que exijam muito esforço, que comprimam ou pressionem a região da barriga e muitos saltos.

Se você se sentir ofegante, com qualquer desconforto, tontura ou dores a atividade deve ser parada imediatamente e o instrutor avisado. Uma dica fundamental para avaliar o nível de esforço físico é o “teste da conversa”. Se a mulher conseguir conversar coma s outras, durante a prática, mesmo que um pouco ofegante, é que ela está no limite de segurança. Caso contrário reduza a intensidade.

5 benefícios da hidroginástica para gestantes:

– Aumenta a energia e alivia as dores;
– Ajuda a melhorar o sono e o humor;
– Permite a perda de peso e melhorar o sistema circulatório;
– Reduz o inchaço nos membros inferiores;
– Diminui o estresse e ansiedade.

Lembre-se: qualquer atividade física durante a gestação só pode ser feita com a autorização por escrito do médico do pré-natal. Cuide-se e fique mais bela e disposta durante toda a gestação.

Seu Carrinho